O teste de drogas, ou exame toxicológico pode ser realizado em qualquer pessoa, ainda que o doador tenha pouco ou nenhum cabelo.
A forma mais comum do exame toxicológico, é através da análise do cabelo. Para que seja possível realizar o teste que detecta o consumo de drogas é necessário que o cabelo tenha o comprimento mínimo de 3,9 centímetros. A coleta pode ser realizada de regiões distintas da cabeça para compor a quantidade necessárias para a análise.
Entretanto, caso o comprimento ou o volume de cabelo seja insuficiente para compor a amostra, a opção é realizar a coleta de barba/bigode ou de pelos do corpo
Os critérios para coleta de barba/bigode, são os mesmos da coleta de cabelos, ou seja, deve-se respeitar o comprimento mínimo de 3,9 centímetros e o corte do pelo deve ser rente à pele, não podendo ser coletada somente a ponta dos fios.
Já as amostras compostas por pelos corporais (tórax, axilas, braços, pernas ou púbis), devem obedecer à outros critérios, tais como:
- coletar pelos de somente uma parte do corpo, preferencialmente, da região com mais concentração de material disponível.
- atender a quantidade mínima de pelos que deve ser suficiente para cobrir a lâmina de alumínio que compõe o kit de coleta.
A coleta para o teste de drogas é indolor e fácil de fazer.